top of page

O que meu bolso tem a ver com a política?

Em tempos de crise política, sentimos o efeito no bolso. Mas por quê?


Política e economia estão intimamente ligados. Não à toa, no Brasil, um dos ministros mais importantes do Governo Federal é o da Fazenda, que cuida, em quase todo o tempo, da economia brasileira.


Economia nada mais é do que a ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e utilização de recursos materiais necessários ao bem estar, isto é, estuda o que a gente deseja, ou precisa, e tem dinheiro ou não pra comprar. Numa “economia perfeita”, temos dinheiro suficiente para comprar tudo o que precisamos e algumas coisas que desejamos.


Para que tenhamos emprego, com bons salários, ou empreendamos nossos negócios, com boa lucratividade, dependemos de alguns fatores. Vou focar em um bem importante: os INVESTIDORES.


Os investidores, como o nome já diz, investem recursos financeiros (dinheiro) em empresas, ou mercados, que lhe são atraentes, que lhes deem maior chance de retorno financeiro. Para isso, é necessário que tudo esteja funcionando direitinho, e que não haja mudanças radicais, pelo menos no curto ou médio prazos.


Comparo com um jogo: como vou entrar em um jogo sem saber direito as regras, ou sabendo que elas poderão ser mudadas a qualquer momento? Qual a garantia que eu tenho que, se eu seguir as regras atuais e ganhar o jogo, vou receber o prêmio?


É assim que os grandes investidores pensam antes de entrar nesse “jogo” chamado Brasil.


A incerteza política. Os escândalos de corrupção. As mudanças frequentes de governo. Tudo isso afasta quem quer investir no Brasil. Consequência: menos dinheiro entra, dólar sobe, preço de produção sobe, imposto sobe, juros sobe, preço final sobe, desemprego sobe e seu dinheiro... esse meu amigo, diminui, e muito!


Mas o que fazer?


Primeiro manter a calma e economizar onde der. Tentar manter um controle financeiro é essencial para passar pela crise. Se você for empreendedor, procure formas de ganhar na crise, se tem gente chorando, tem gente ganhando vendendo lenço.


Segundo, torcer para que todos os corruptos sejam logo presos, que o povo saiba escolher os próximos governantes, e que estes instaurem a paz política que tanto precisamos.


Se isso não acontecer, meus amigos, teremos que nos reinventar mais uma vez, e aprender a conviver com essas oscilações constantes.


Mas um dia isso vai mudar, tenhamos fé e acreditemos no “país do futuro”.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page