top of page

Mindset – uma reflexão em busca de novas possibilidades

O seu modo de pensar pode estar limitando as suas possibilidades.

Quando nascemos, estamos abertos a infinitas possibilidades, somos seres curiosos e criativos, a nossa mente está inteiramente voltada ao aprendizado, às descobertas e às tentativas. No entanto, no curso do desenvolvimento sócio-cultural, nos é apresentada uma nova realidade, um mundo diferente do lúdico, vivido na fase inicial de desenvolvimento (e quem nunca ouviu alguém dizer: acabou a brincadeira, agora é a hora da verdade, do mundo real. Será?) Somos levados a crer que os modelos mentais existentes, já limitados a certas possibilidades são os únicos válidos e que realmente geram valor e resultado.


Seguir normas, padrões, imposições sociais e culturais é seguir no automático. No início, esse pode até parecer o melhor caminho, o mais saudável e glorioso. Contudo, no processo de crescimento e amadurecimento, você começa a perceber que algo está mudando, um sentimento diferente toma conta de você. Aquele que parecia ser o único caminho rumo a uma estabilidade “feliz e abundante” começa a não fazer mais sentido. A necessidade de realizar algo que o toque de verdade, que verdadeiramente tenha sentido é real e incontrolável.


Se você já sentiu isso, ou está sentindo, posso te afirmar que você está sendo convidado a um novo mindset, a um novo nível de consciência. Entretanto, startar esse novo mindset não será visto com bons olhos pela maioria, soará como algo estranho, gerando um desconforto para aqueles que irão testemunhar a sua nova versão. Não desanime. Todo processo de mudança requer um pouco de tempo para ser assimilado. Sair do modelo de pensando linear, ao qual nos adaptamos, incomoda e assusta principalmente os que não gostam de mudanças, aqueles que lutam com todas as suas forças para manterem-se no status quo, na sua zona de conforto. Vejam, contudo, que a possibilidade de mudança é real, ela existe e só depende de você.


Se você consegue enxergar algo além das fronteiras do pensando linear e cartesiano, então alcançará resultados acima da média. Aos olhos da sociedade dominante e controladora, você se tornará um “gênio”, será reconhecido e valorizado, mesmo tendo esse “jeito” estranho de pensar ou de realizar “fora da caixa”, será taxado como exceção à regra.


Percebam que o “gênio”, aquele de “jeito estranho” nada mais fez do que seguir a vontade de fazer diferente, de assumir o protagonismo da sua própria vida, de ter a chance de seguir a sua intuição, o seu insight, o seu sonho, de fazer acontecer. O inconformismo com os padrões e regras estabelecidas de como deve ser a trajetória da sua vida, move-o. A quebra de paradigmas é extremamente poderosa, é o primeiro passo para impulsionar a sua trajetória a resultados fantásticos e nunca antes imaginados. No instante em que você se permitir pensar e realizar fora do padrão de consciência já estabelecido pela maioria, entrará em um mundo sem volta, mudará o seu mindset, reprogramando o seu modelo mental; você navegará em busca da sua essência, daquilo em que realmente acredita, deletando da sua memória o modelo de repetição automática, o modelo pré-estabelecido e criado para limitar as suas possibilidades.


Cada um de nós, através do seu núcleo familiar (pai, mãe, avó(ô), tio(a), irmã(ão)), aos poucos, vai sendo inserido na “caixa”, vai sendo conduzido a se posicionar de acordo com aquela perspectiva familiar existente, com aquela visão de mundo. Acreditar nesse padrão de pensamento, baseado em crenças, medos, valores e comportamentos limitantes, fará de você mais um escravo do sistema social massificante, mais um moldado ao sistema. Passará, assim, a viver uma realidade criada para você e não por você, aos poucos, perderá a capacidade de ver além. Seus sonhos e desejos não passarão de projeções mentais, muito longe da sua “realidade de vida”.


Mas por quê? Alguma vez, já se permitiu questionar? Já se perguntou a razão, motivo ou significado de ter que se curvar a um modelo de reprodução de pensamento e comportamento massificador, limitante e medíocre?


A política das imposições sociais, culturais e de comportamento gera uma mentalidade de julgamento e estigmatização. Acaba por parametrizar toda a sociedade e gerações sem personalidade, com crise de identidade, indivíduos incapazes de se reconhecerem e de se colocarem no lugar do outro, reduzindo a cada dia a capacidade de sentir empatia, de realizar conexões e compartilhar sentimentos e informações. A sensação é a de que nada tem sentido. Vive-se em um ciclo de ansiedade, euforia e incertezas. Amparados pela possibilidade de utilização de “máscaras sociais”, soltam-se nas redes sociais, passam a viver de forma automática, sem muito questionamento ou reflexão. Vivem em um turbilhão de informações diárias, consumindo tudo que conseguem, na tentativa de preencher um vazio, de se tornarem alguém diferente de suas versões atuais, mas que nem imaginam quem seja.


Hoje, mais do que nunca, ouve-se falar da necessidade de mudança, de uma transformação interna, de uma reestruturação mental para que se possa atingir o equilíbrio e a sua máxima performance. Mas o que seria de fato essa reestruturação ou mudança de “mindset”? Mindset é uma palavra de origem inglesa que significa mentalidade ou modelos mentais. Muito utilizada no universo do empreendedorismo para refletir um comportamento padrão limitante, já existente, ou, como provocação, para gerar reflexões acerca da necessidade de “sair da caixa”, abandonar a mesmice e os pensamentos viciantes que te impedem de crescer e te levam à procrastinação.


Mas o que significa “sair da caixa”? O que é a “caixa? De forma simples e objetiva, a “caixa” seria o conjunto de tudo que você viveu, conheceu, aprendeu até hoje. São suas experiências apreendidas e desenvolvidas com base em tudo que você ouviu, viu, leu, estudou, assistiu, vivenciou. Durante todos esses anos, você vem acumulando informações e conhecimento com base no que se pode denominar “registros de referências” ou o seu “background”. Você é fruto de tudo isso, e isso tudo criou ou formatou o que você é hoje, a sua versão atual. Já o impulso de “sair da caixa”, nos permite enxergar além, cria um sentimento de liberdade e de novas possibilidades.

Seguindo esse raciocínio, podemos “concluir”, por hora, que se você almeja resultados diferentes dos que vem tendo, objetiva um melhor desempenho, sabe que pode ser e ter muito mais. Você precisa “sair da caixa”, mudar ou remodelar o seu mindset, seguir a sua intuição curiosa e criativa no desejo de realizar, de inovar, de se sentir livre e aberto a novas possibilidades.


E como fazer isso? Como alcançar uma versão mais atual de você mesmo? Como “sair da caixa” de modo eficiente, obtendo resultados? Acompanhe os próximos artigos.

Artigo extraido de http://www.administradores.com.br

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page