top of page

Fluxo de Caixa

Entenda, de uma vez por todas, o que é e qual a importância de gerenciar adequadamente o Fluxo de Caixa da sua Empresa, não importando o tamanho do seu negócio.

Mas afinal,


O QUE É FLUXO DE CAIXA?

Primeiramente, vamos entender o que é o CAIXA de uma empresa?

CAIXA, é quanto a empresa dispões em dinheiro naquele momento. Podendo ser em espécie, na própria empresa, ou na conta do Banco. O importante é saber que tem que ser o que a empresa REALMENTE possui agora.

Sabendo isso, temos o SALDO ATUAL, que é o somatório de todo o dinheiro que ela tem hoje.

Mas a empresa possui vendas a receber e contas a pagar. Então é FUNDAMENTAL que se tenha esse controle, para isso que serve o FLUXO DE CAIXA.


Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.


Para que este instrumento seja eficiente, a empresa deve anotar todos os lançamentos de entrada e saída, inclusive os que ainda vão acontecer, o que chamamos de CONTAS A RECEBER e CONTAS A PAGAR.


Feito isso, dá para se ter uma ideia exata de quanto de dinheiro em caixa a empresa terá em determinada data, já que terá a previsão do que vai entrar (como vendas a prazo, etc) e tudo que vai sair (contas fixas, como telefone, energia, salários, impostos, etc).

Além de ter ideia de quanto terá em caixa, saberá também quanto precisará ganhar para cobrir as contas futuras e obter o lucro desejado.

Com isso, dá para escolher a melhor estratégia para aquele período.

Por exemplo, se em determinado mês a previsão de saldo para o fim do mês é negativa, aí a estratégia deve ser mais agressiva, vender mais, etc. Se a previsão é positiva, dá para fazer uma estratégia mais tranquila, ou acelerar para cobrir o lucro perdido em algum mês que não foi muito bom.


Entenderam a importância do FLUXO DE CAIXA?


Nas grandes empresas, esse cuidado já existe, claro. Pois não tem como uma empresa grande se manter apenas com o OLHO DO DONO, ou com FEELING, muito menos com a sorte.

É extremamente necessário o controle do FLUXO DE CAIXA para a tomada de decisões e escolha da melhor estratégia para um certo período.

Infelizmente, a maioria das empresas menores, principalmente as microempresas, ainda não atentaram para isso, ou não possuem o conhecimento devido da importância do FLUXO DE CAIXA.

E é para você microempreendedor que eu quero dizer uma coisa:

Não importa o tamanho do seu negócio, faça o controle.

Anote tudo que entra e o que sai, e tudo que você sabe que vai entrar ou sair.

Tenha esses dados, estude estratégias vencedoras para suprir eventual perda ou para alavancar eventual lucro.

Tem gente que faz esse controle em LIVROS CAIXAS, que são vendidos em papelarias. Outros, com um pouco de conhecimento em informática, fazem em planilhas do Excel. Ambas são eficientes, mas a planilha do Excel é melhor e mais segura, pois, se bem usada, já faz os cálculos para você.


Não importa a ferramenta, o importante, e FUNDAMENTAL, é fazer o controle. Pode parecer chato no começo, mas depois você se acostuma e vira parte do seu trabalho diário.

E acreditem, você vai sentir o resultado no curto prazo.


Podem confiar.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page